sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O que realmente importa...


Um professor de filosofia parou diante da classe. Ao seu lado, em sua mesa, tinha alguns objetos. Quando deu início à aula, sem dizer uma palavra, pegou um vidro com pedras de aproximadamente 2 centímetros de diâmetro cada, e perguntou aos alunos: - Este vidro está cheio?
Todos os alunos concordaram imediatamente que o vidro estava realmente  cheio, com as pedras. Então, novamente sem falar nada, o professor pegou uma caixa com pequenos cristais, derramou-os dentro do vidro, agitando-o levemente. Os cristais, obviamente, preencheram os espaços entre as pedras.         Então ele perguntou novamente: - Este vidro está cheio?
Os alunos riram e mais uma vez concordaram que, agora sim, é lógico, o vidro estava cheio. Mais uma vez calado, o professor pegou outra caixa e derramou a areia, que esta continha, no vidro. É claro que a areia preencheu o espaço restante.
- Agora - disse o professor - eu quero que vocês reconheçam que este vidro representa a vida de cada um de nós.
Rindo ainda mais que antes, os alunos perguntaram: - Como assim, professor? O que um vidro cheio de pedras, cristais e areia tem a ver com a nossa vida?
- Vejam só - respondeu o professor - As pedras são as coisas realmente importantes, a base de nossa vida: a família, os amigos, a saúde, o conhecimento... Coisas que, mesmo que todo o resto fosse perdido, continuariam ali, mantendo a nossa vida repleta. Já os cristais, são as demais coisas que importam em nossas vidas: o trabalho, o lazer, os bens materiais... Agora, a areia, é todo o resto, as coisas pequenas, sem importância real em nossas vidas.
E, terminando a aula, ele disse: - E, se colocássemos primeiro a areia no vidro? Logicamente não sobraria espaço para os cristais e para as pedras. O mesmo vale para a nossa vida. Se gastarmos todo o nosso tempo e toda a nossa energia em coisas pequenas, não teremos espaço para as coisas que realmente são importantes. Por isto, em qualquer coisa que você vá fazer, estabeleça primeiro as suas prioridades e persiga-as até ter alcançado seu objetivo. O resto é só areia, que o vento pode levar.


LIVROS LIDOS - 01 ao 10



2002 

1.    Sonho de uma noite de verão. Willian Shakespeare. Ed. Scipione.
04 janeiro 2002.

2.   Sherlock Holmes – O vampiro de Sussex e outras aventuras de Sherlock Holmes. Conan Doile. Ed. Ediouro. 09 janeiro 2002.

3.   Sherlock Holmes – Um estudo em vermelho. Conan Doile – 
16 janeiro 2002.

4.   Sherlock Holmes – O signo dos quatro. Conan Doile  
    16 janeiro 2002.

5.   Sherlock Holmes – O cão dos Baskervilles. Conan Doile. 
19 janeiro 2002.

6.   Sherlock Holmes – O vale do terror. Conan Doile.                    
24 janeiro 2002.

7.   Sherlock Holmes – Um escândalo na boêmia e outras aventuras de Sherlock Holmes. Conan Doile. 27 janeiro 2002.

8.   Um dia daqueles – Uma lição de vida para levantar seu astral. Bradley Greive. Ed Sextante. 01 fevereiro 2002.

9.   A mina de ouro. Maria José Dupré. Ed. Ática. 13 fevereiro 2002 (li porque recordar é viver!!!)

10.               O sucesso é ser feliz. Roberto Shinyashiki. Ed. Gente. 21 fevereiro 2002.

LIVROS LIDOS - introdução


Sempre tive hábito de leitura, desde criança minha mãe me levava à gibiteca central, biblioteca central e do SESC aeroporto e estimulava a pegar livros das escolas e colégios onde estudava, sem contar que compravam para mim, lembro de um chamado: O galo maluco de Sonia Junqueira, acho que eu gostei tanto do galo que cheguei a ganhar um e coloquei o nome de Serafim!! Esse Serafim tem história heim! Ah teve tantos outros livros, lembro que li várias vezes um chamado: A mina de ouro, de Maria José Dupré, como eu amava esse livro, li muitas e muitas vezes!!! E a coleção do cachorrinho samba?!! AMAVA simplesmente... Cachorrinho Samba na floresta, cachorrinho samba isso... cachorrinho samba aquilo... era ótimo, a autora excelente!!! 

Tinha tantos gibis... a coleção da turma da Monica! Eu tinha um que era do chaves hahha e sabia de cor o que estava escrito no gibi de tanto ler repetidas vezes o mesmo gibi...

Fui crescendo mergulhada na leitura, amava esportes (jogava volei) e tive uma excelente infância (de brincadeiras, leitura, esporte e familia que cuidava de mim). Acredito que por esse motivo hoje sou apaixonada por livros, tenho muitos em minha casa, quando me casei eu tinha mais caixas de livros para transportar do que roupas e pertences ... Sou apaixonada por biblioteca, tenho atração pela biblio da UEL, tenho meu cantinho preferido lá dentro que já decretei ser meu e não empresto pra ninguém!

Na preparação para o vestibular li TODOS os 10 livros solicitados para a prova...  O crime do padre Amaro, O cortiço, ixi nem lembro todos agora, mas eu sei que li!!

Na faculdade eu sabia onde ficava cada livro na prateleira, nem precisava pesquisar... Li muito, mas muito mesmo na graduação, principalmente e exclusivamente voltados para minha formação acadêmica. Foram muitos artigos, capítulos de livros e por ai vai...

Após algum tempo de formada entrei no curso de letras vernáculas e clássicas da UEL... Que alegria, satisfação e entusiasmo!!! Precisei trancar para dedicar-me exclusivamente à minha profissão, mas está em meus planos continuar!

Agora vou deixar alguns livros que eu já li em minha vida, comecei a anotar os nomes e a data de término de leitura em 2002, sei que esqueci de anotar alguns, mas a maioria está aqui... e vamos para o próximo post!!!






quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Livros lidos

Domingo dia 28 agosto 2011:

 A Última Grande Lição - Mitch Albom


O livro conta a história de um professor universitário (Morrie) e seu aluno (Mitch, jornalista de esportes), que após anos da conclusão de seu curso universitário reencontra seu professor, que foi um exemplo para ele na época, mas descobre que ele esta com uma doença chamada de Esclerose Lateral Amiotrofica .(doença muscular degenerativa irreversível) A partir dai Mitch que havia se afastado de seu professor começa a se aproximar mais, fazendo visitas em sua residência e realizando sua grande e última tese (que é o livro em si) e com isso há varias sessões de conversas na casa de Morrie toda às terças - feiras . Eles falam sobre o sentido da vida que leva o leitor a uma reflexão sobre a amizade, vida, amor, esperança, perdão, medo e sobretudo da morte.É uma historia real cheia de compreensão, amor e carinho, é uma lição para toda a nossa vida. Será que estamos valorizando nossa vida ou deixando-a passar sem valorizarmos o que realmente tem valor? Chorei muito e o livro me fez pensar em valores e em como estou  tratando meus amigos e familiares.



31 agosto 2011


Gilberto Dimenstein - Cidadão de Papel


 O que é cidadania? O que um garoto de rua tem em comum comigo? essas e outras perguntas são respondidas claramente durante o livro. Pude compreender claramente algumas questões que antes não entendia muito bem, como o que é inflação, miséria, pobreza, estagnação,PIB entre outros assuntos relacionados com um garoto de rua pedindo num semaforo. Ótimo livro, recomendo a todos.




SOFTWARE PARA CRIAÇÃO DE MAPAS MENTAIS

Os mapas mentais que postei anteriormente foram criados através do programa chamado Free MindMap, j

Se tiverem alguma dúvida de como utilizar o programa ou como aprimorar o uso, deixe um comentário que farei o possível para ajudá-los.

Bons estudos a todos nós, e que possamos atingir nosso tão sonhado objetivo: passar em um concurso público de preferencia federal e com um excelente salário!!!

Estudos e mais estudos, o que andei fazendo...

Estive um tempo sem postar nada aqui no blog, é que a minha vida ficou corrida, tem tempo pra colocar meus passos aqui, mas ai vai uma pequena atualização:

Estou fazendo curso de inglês básico e inglês instrumental, está tudo ótimo, estou aprendendo muito!!

Aos finais de semana tenho aulas da especialização, que está maravilhosa e no meio da semana tenho que preparar a monografia (muitos artigos sobre o granuloma da esquistossoma e do PB).

Além disso tudo tenho que cuidar da casa, dos almoços e jantares e do maridão que eu amo tanto.

Estou tentando avançar nos estudos  e aplicação de mapas mentais, é uma longa caminhada...




segunda-feira, 2 de maio de 2011

Programação Neuro-Linguística - PNL

Estou apelando a tudo que pode existir e que possa ajudar-me a aprender e reter em minha mente tudo o que estou estudando, a cada dia são muitas coisas novas e também muitas coisas que estou relembrando e que já havia estudado. É maravilhoso estudar, eu amo, amo, amo aprender e a cada dia ser uma pessoa melhor e com novos conhecimentos.
Estiv ouvindo um áudio sobre PNL e aperfeiçoamento dos estudos, ele diz:

 A CHAVE PARA MEU CRESCIMENTO ESTÁ EM MINHAS MÃOS E NÃO DEPENDE DE MAIS NINGUÉM.

SE VOCÊ PENSA QUE É CAPAZ TODO O SEU SER PROMOVERÁ REAÇÕES DE SER CAPAZ. SE VOCÊ PENSA QUE É VENCEDOR, TODO SEU SER CONSTRUIRÁ UMA REALIDADE FÍSICA DE PODER CONQUISTA E VITÓRIA.

VALE A PENA SONHAR ACORDADO.

USE SEU CÉREBRO, ELE É PODEROSO E SEU AMIGO.

Enfim, vale a pena pensar positivo, definir seu objetivo e sonha-lo todos os dias!!!

Descobri também que meu modo de aprendizado é predominantemente visual, pois gosto de figuras, esquemas, tabelas, coisas coloridas e papeis pendurados pela casa inteira pra relembrar um assunto.

Estou mais feliz e animada para estudar!!!
O caminho é longo, mas a viagem é prazerosa e o destino final o mais doce e feliz de todos os encontros!!

Estou cheia de luz e amor agora e desejo compartilhar essa alegria com vocês! SORRIA, descobri que tudo muda com um singelo sorriso. AME,  a vida é mais alegre com o verdadeiro amor. PERDOE, não vale a pena carregar um peso que é desnecessário. Enfim, VIVA, porque esta vida é maravilhosa para vivê-la como se já estivesse morrido...